Projeto Global beneficiará coleta de sangue no Chile

Postado em: 27 de Novembro de 2018

Representantes dos Rotary Clubs de Campo Mourão Gralha Azul e Iretama estiveram de 10 a 12 de outubro na cidade de Osorno, sul do Chile, para fazerem a entrega de um veículo que será utilizado para a coleta de sangue.

A entrega ocorreu no dia 12 de outubro, na Plaza de Armas, onde o Rotary Club de Osorno lançou também a Campanha de Doação de Sangue “Doe Sangue, Doe Vida” com o apoio do Banco de Sangue do Hospital Base San José, que por 10 meses ficou fechado por conta de um surto de febre Q. Ele foi reaberto em 29 de agosto.

Segundo a presidente 2017-18 do Rotary Club de Iretama, Claudia Cesário Sguissardi, entregar um Projeto Global foi o resultado do esforço de todos os companheiros do clube e uma demonstração da internacionalidade do Rotary, que proporcionará a melhora na qualidade de vida de muitas pessoas da comunidade de Osorno que dependem da doação de sangue. “Nosso trabalho como rotarianos não se limita em nosso município, podemos fazer o melhor de nós em qualquer parte do mundo”.

Fabio Battistella, presidente 2017-18 do Rotary Club de Campo Mourão Gralha Azul enalteceu o esforço de todos os companheiros do seu clube para que este projeto pudesse se tornar realidade. “Há 11 anos quando me convidaram a fazer parte do Rotary, foi me dito que o objetivo principal era o de servir à comunidade. Não importa de onde sejam as pessoas, o importante é que suas necessidades sejam atendidas. Hoje estamos ajudando a comunidade do Chile, certamente, em um futuro próximo contaremos com eles para realizar um projeto aqui”, destaca.

Benefícios – Desde que foi reaberto até 16 de outubro, o Banco de Sangue do Hospital San José recebeu 528 doadores. Quando o banco fechou, a doação voluntária chegava a 20% e em setembro alcançou 67%.

A unidade móvel permitirá um maior alcance de doações, seguirá um calendário de coleta a cada 15 dias e percorrerá o entorno da cidade, em busca de pessoas dispostas a doar sangue. Atualmente as doações no Banco de Sangue do hospital podem chegar a 40 por dia, sendo a média de 20.

Comitiva – Do Distrito 4630 foram até o Chile pelo Rotary Club de Iretama: a presidente 2017-18 Cláudia Aparecida Cesário Sguissardi, Neide Rodrigues, Maria das Graças Machado, Aparecido Machado, Afonso Miranda, Teresa Miranda, o presidente 2018-19 Wilson Pereira de Godoy e a Governadora Assistente Hebe Perry de Godoy. Do Rotary Club de Campo Mourão Gralha Azul foi o companheiro José Mário Leal de Moraes e a esposa Solange Moraes.

Por Larissa Nakao

Comunicação Corporativa

Localizar site dos clubes