“Pedalando contra a Pólio” reforça importância da vacinação

Postado em: 15 de Outubro de 2018

No dia 21 de outubro, domingo, os 88 Rotary Clubs pertencentes ao Distrito 4630 (Noroeste do Paraná) estão envolvidos na realização do “Pedalando contra a Pólio”, tradicional evento em alusão ao Dia Mundial de Combate à Poliomielite, comemorado em 24 de outubro. O objetivo é aumentar a conscientização e os recursos para o esforço de erradicação global.

Há mais de 30 anos, o Rotary lançou a campanha Pólio Plus, em 1985, com o objetivo de eliminar a paralisia infantil. Desde então, o trabalho do Rotary para a imunização contra a doença tem sido fundamental em todos os cantos do mundo com o apoio e o investimento da Fundação Rotária.  

Além disso, o Rotary faz parte da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, uma parceria pública privada liderada por governos nacionais e mais cinco parceiros, sendo o Rotary International, a Organização Mundial da Saúde, a Fundação Bill e Melinda Gates, o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos EUA e a UNICEF.

Status atual da doença – Desde 1988, houve uma redução considerável dos casos de pólio, que chegou a 99,9%. Neste ano, existem 3 países onde a doença resiste endemicamente: Afeganistão (15 casos registrados), Paquistão (4 casos registrados) e na Nigéria faltam poucos meses para se completar os 3 anos desde a última ocorrência, prazo necessário para que o país seja certificado como livre da pólio.

Brasil – Não existe casos da doença desde 1989 no Brasil, porém, há uma preocupação muito grande com o seu retorno, pois o sarampo por exemplo, voltar a ocorrer no país. Some-se a isso, que como há muitos anos não temos casos de pólio, os pais acabam entendendo, equivocadamente, que não há mais necessidade de vacinar.

G20 - Na reunião dos Ministros da Saúde do G20 que ocorreu no último dia 04 de outubro, em Mar del Plata, profissionais da saúde “reconheceram a importância de erradicar a poliomielite e construir melhores práticas e recursos para fortalecer os programas de vacinação e sistemas de saúde, enquanto também planejavam um eventual transição de ativos”.

Localizar site dos clubes