Empresa Cidadã: Docican começou com produção artesanal

Postado em: 26 de Setembro de 2018

 Empresa Cidadã pelo Rotary Club de Terra Boa, a  Docican começou suas atividades na década de 50 de forma artesanal na produção de rapaduras de cana de açúcar sempre acompanhadas de sabores.

A empresa teve início com Benedito Pereira da Silva e dona Maria, que tiveram a ajuda dos filhos para tocar o negócio da família. As rapaduras antigamente eram feitas no engenho tocado a animal, no tacho de fogo direto e fornalha de barro.

Foi com a chegada da energia elétrica que a produção passou para uma escala maior, com a moagem elétrica. Em 2000, a Docican passou a vender para além do município de Terra Boa e começou também a produzir o açúcar mascavo.    

Vanderlei da Silva, proprietário da empresa, informa que a Docican tem cerca de 100 colaboradores, atuando tanto na indústria como no campo, pois a matéria prima utilizada é produzida pela própria empresa.

No segundo ano como Empresa Cidadã do Distrito 4630, Vanderlei da Silva começou a apoiar o programa por conhecer o trabalho do Rotary. “Fazemos um esforço porque acreditamos na seriedade do programa e também conhecemos um pouco do Rotary pelo meu irmão ser rotariano e falar muito bem, então sabemos que de alguma forma estaremos ajudando outras pessoas”.

Programa Empresa Cidadã

Muitas empresas têm a preocupação de praticar a Responsabilidade Social, mas encontram dificuldades para implementar projetos que desencadeiem resultados positivos para si mesmas, para a comunidade e toda sua rede de relacionamentos. Algumas não sabem como fazer para contribuir socialmente, para levar o desenvolvimento desejado de forma eficiente.

Assim surgiu a ABTRF – Associação Brasileira da The Rotary Foundation, que foi criada para ser uma solução inteligente para que doações de empresas sejam aplicadas em projetos sociais que levem às comunidades o desenvolvimento sustentável por meio do Programa Empresa Cidadã.

Para ser reconhecida como Empresa Cidadã, a empresa deve contribuir à ABTRF o equivalente a mil dólares ao longo de um ano, em uma única parcela ou divididos mensalmente com uma doação mínima de R$ 300,00. Tornando-se parceira do Programa Empresa Cidadã, a empresa contribuirá com as comunidades por meio de projetos sociais sustentáveis.

Em contrapartida, o Distrito 4630 oferece muitos benefícios para esta parceria. Estar vinculada à marca Rotary é uma delas. A empresa também poderá utilizar o Selo Digital nas assinaturas de e-mail e site e ter um banner com seu logotipo em todos os eventos do Rotary Club parceiro.

“Inclusive o empresário ou representante da empresa poderá participar de ações do clube, que estará à disposição para mostrar o que o Rotary faz”, destaca Suzane Jacob, coordenadora da Subcomissão da ABTRF (Associação Brasileira da The Rotary Foundation).

Ao completar o equivalente a mil dólares, a empresa receberá o Certificado de Reconhecimento da ABTRF e poderá ser agraciada com uma comenda Paul Harris pela Fundação Rotária.

O logo será impresso também no Comunicado Mensal da Governadoria, distribuído a todos os rotarianos e parceiros, reforçando a Imagem Pública da empresa parceira.

 

Localizar site dos clubes